Rússia diz que abriu corredores humanitários em Kiev e outras quatro cidades

O Ministério de Defesa da Rússia disse que abriu os corredores humanitários em cinco cidades ucranianas, entre elas a capital Kiev, nesta terça-feira (8). Segundo a pasta, as forças russas interromperam os ataques nestes locais a partir das 9h no horário local (4h no horário de Brasília).

Além de Kiev, os corredores estão loclaizados em Cherhihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol, permitindo que os civis evacuem as cidades com segurança.

Segundo a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk, o primeiro grupo deixará Sumy, localizada próxima à fronteira com a Rússia, às 10h no horário local (5h no horário de Brasília). Cidadãos ucranianos já começaram a deixar Sumy e Irpin, próximo a Kiev, na manhã desta quinta, informaram autoridades da Ucrânia.

Um ataque aéreo russo a um prédio residencial em Sumy na noite de segunda-feira (7) deixou nove mortos, incluindo duas crianças, informou o Serviço de Emergência da ucraniano.

A Embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia reafirmou que a situação “se mantém imprevisível” e pediu aos cidadãos que não cruzem a fronteira com Belarus.