Presidente da FIERN e secretário da SEMTAS tratam sobre reestruturação do Banco de Alimentos

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, recebeu na tarde desta segunda-feira (07), o secretário municipal de Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias, e a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Marlene Ramalho, que apresentaram o projeto de reestruturação do Banco de Alimentos e a captação de novos doadores.

O secretário da Semtas destacou que a iniciativa visa a redução do desperdício de alimentos, a ampliação do número de instituições beneficiadas e parcerias para captação de voluntários. “Estamos visitando as empresas em busca de interlocutores que possam abrir as portas das empresas para que possamos apresentar o Banco”, explicou Adjuto Dias.

“O mais importante é poder contribuir. E a Federação tem sido parceira da Prefeitura e temos conseguido fazer bons trabalhos em função de estarmos sempre abrindo as portas. Recentemente fomos parceiros na vacinação, um exemplo que foi levado para todo o país”, destacou o presidente Amaro Sales.

Para a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Marlene Ramalho, um dos destaques do Banco de Alimentos é fornecer segurança alimentar para pessoas assistidas por instituições de amparo. “Estamos buscando montar uma estrutura social através da redução do desperdício e auxiliando na gestão de resíduos destas empresas”, enfatizou.

Em 2021 foram doadas três toneladas de alimentos. Atualmente o banco atende sete instituições, com doações provenientes apenas da Feira da Agricultura Familiar.

Também participaram da reunião o superintendente regional do SESI/RN, Juliano Martins; o diretor da FIERN, Vilmar Pereira Segundo; a secretária executiva da Semtas, Danielle Mafra, e o chefe de gabinete, Saulo Spinelly.

Entre as ações recentes realizadas em parceria entre o Sistema FIERN e a Prefeitura de Natal estão a vacinação contra a Covid-19, através do programa Ação Pela Vida, com a instalação de pontos de vacinação e ampliação e apoio na testagem.

Parceiros
Para as pessoas ou empresas que se interessarem em fazer doações de alimentos, a Semtas fornece o número (84) 3232-9276 . A equipe técnica fará uma visita para repassar as informações e formalizar a parceria através do termo de doação. As empresas colaboradoras receberão o selo do programa, apoio de capacitação nutricional, além de ter sua logomarca divulgada no caminhão do banco de alimentos e nas sacolas das entregas.