Neste Dia Internacional da Mulher, saiba mais sobre as vereadoras de Natal

O  8 de março celebra as conquistas das mulheres nos últimos séculos, em várias partes do mundo. Em Natal, a Câmara Municipal tem uma bancada feminina atuante e plural formada pelas vereadoras Nina Souza (PDT), Camila Araújo (PSD), Divaneide Basílio (PT), Margarete Régia (PROS), Ana Paula (Sem partido) e Brisa Bracchi (PT). Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, conversamos com elas, para conheceê-las um pouco mais, além da vida pública.

Quem vê a força dessas mulheres em plenário às vezes esquece que existe também o lado pessoal, a família para as quais se dedicam e reforçam suas energias. Nina Souza, 47, por exemplo, diz que não deixa de priorizar momentos assim e que um dos seus principais hobbies é deixar a casa arrumada. “A cada momento livre, eu prezo bastante em receber os meus filhos, enteados, meus amigos, cozinhar para minha família, além de brincar com Davi, meu neto. Tudo isso em casa, onde estamos sempre reunidos, compartilhando dos momentos importantes da vida”, contou a vereadora graduada em Pedagogia e Direito, e mestre em Educação.

A política entrou na sua vida através do apelo dos amigos, dado seu perfil de liderança. Ela destaca como bandeira a defesa das mulheres, das minorias, pessoa com deficiência, servidores públicos, saúde, igualdade social, direito dos animais e geração de emprego e renda. “Sempre acharam que eu tinha um perfil que podia agregar e contribuir na política e consequentemente com melhorias para Natal. A mulher tem um grau de comprometimento, disciplina e organização que faz muito bem à política. Nós temos uma percepção mais aguçada que a percepção do homem para questões que envolvam o bem-estar do indivíduo. Somos importantes no sentido da pluralidade de pensamento, dos pontos de vista, das prioridades e da sensibilidade”, disse ela. Além disso, esta mulher política e articulada dentro da Câmara também gosta de cantar; adora música sertaneja, pagode e samba; gosta de ler, assistir em canais de streaming e de momentos de descontração com os amigos.

Já a bacharel em direito Camila Araújo, de 33 anos, que está em seu primeiro mandado, prefere estar com a família, assistir documentários e filmes bíblicos nos momentos nos quais não está atuando como parlamentar. “Nas horas vagas amo ficar com meus filhos conversando sobre tudo, sem ter hora para acabar”, declarou a vereadora que também é pós-graduada em direito médico e saúde, casada e mãe de dois filhos .

A vivência na política começou cedo e Camila tem forte atuação como conselheira tutelar. “Desde muito cedo me interesso por política e entrei na vida pública quando percebi a necessidade da minha comunidade ter um representante na Câmara Municipal. Sempre enxerguei que a política é a ferramenta de transformação da sociedade. Minhas principais bandeiras são a família e a cidadania”, destaca a parlamentar, ressaltando sua defesa pelos princípios conservadores. “Entendo como minha missão defender os princípios conservadores, a família, a mulher, as comunidades,  os conselhos tutelares e os direitos das crianças e dos adolescentes”.

O contato com a política também ocorreu cedo com a vereadora Ana Paula, 40 anos, administradora por formação. Desde dos tempos de estudante, ainda no ensino médio, ela descobriu o interesse pelas causas sociais quando participou do Grêmio Estudantil da escola onde estudava e atuava na defesa dos direitos dos estudantes. “Foi a partir daí que começou minha vontade de representar o povo”, lembra a parlamentar, que desde o primeiro mandato, para o qual foi eleita em 2017, tem o feminismo, a  qualificação profissional e os direitos humanos como bandeiras. “Contribuir para o crescimento da nossa cidade e trabalhar para melhorar a vida dos natalense”, define ela como sua missão na vida pública.

Já na vida pessoal, Ana Paula, que é casada e mãe de uma filha, conta que gosta de fazer programações culturais com a família. “Meu gosto musical é muito eclético, mas, como boa nordestina e com raízes no Seridó, gosto do forró”, revela.

Foi na adolescência que Divaneide Basílio, 42, também encontrou a vocação para a vida pública, atuando em movimentos comunitários de bairros da zona Norte, onde reside até hoje, e na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP). Entre suas bandeiras, Diva cita direitos humanos, direitos à cidade, mulheres, cidadania, LGBTQIA+, agricultura urbana e igualdade racial.

Filha de trabalhadores rurais, nascida em Pedro Avelino/RN, a vereadora vive em Natal desde os quatro anos de idade e destaca: “Ocupar a política com diversidade e representatividade, escutando e dando voz aos anseios das comunidades é minha missão como mulher na vida pública”. Mãe de Gabriela, Maria Rita (in memorian), José e Mateus, ela foi a primeira da família a entrar em uma universidade pública federal e, em 2019, concluiu o Doutorado em Ciências Sociais na UFRN. Fora do parlamento e da cena política municipal, ela conta: “Gosto de ler e faço ginástica toda terça e quinta com um grupo de mulheres aqui na praça do bairro onde moro, no Conjunto Santa Catarina. Sou eclética no gosto musical. Amo os artistas brasileiros e potiguares. Nas horas vagas, relaxo lavando a louça e colocando os afazeres da casa em dia”.

Apesar de estar no primeiro mandato, a vereadora Margarete Régia, professora de 57 anos, é outra que conhece a vida pública desde cedo. “Sempre estive envolvida nos movimentos estudantis, comunitários e políticos da cidade, levantando a bandeira do social por uma melhor qualidade de vida, cidadania e dignidade para o povo”, lembra.  “Igualdade e respeito é a nossa bandeira na luta por uma sociedade mais justa, e ajudar as mulheres a conquistar uma sociedade digna e igualitária é nossa missão”, completou.

Nos momentos de diversão, ela lista Zé Ramalho, Cátia de França, Marina Lima, José Orlando, Caetano Veloso,  Beto Barbosa e um bom samba como seus preferidos. No entanto, acrescenta que mesmo nas horas vagas gosta de estar nas comunidades, conversando com a população. “Principalmente a mais carente, pobre e esquecida pelo poder público, registrando fatos e demandas”, conta.

Também no seu primeiro mandato, Brisa Bracchi é a mais jovem parlamentar da atual legislatura, mas prova que isso não é sinônimo de falta de experiência. Aos 24 anos, solteira, a técnica em Controle Ambiental e estudante de licenciatura em História diz que cresceu aprendendo a importância de lutar pelos direitos. “Mas a entrada na política se deu, de fato, em 2014 quando entrei no movimento estudantil e disputei a eleição para o Grêmio da minha escola, o IFRN. A luta coletiva sempre me encantou, o fato de pessoas se juntarem em prol de uma causa comum. As mulheres demoraram muito a ocupar esse espaço e é essencial que não fiquemos resumidas à poucas, a política é um espaço que tem que ser para todas”, destaca a vereadora.

Suas bandeiras são muitas e passam pela luta do direito à cidade, defesa das populações mais vulnerabilizadas, educação e cultura, na intenção de que, seja através do parlamento, do executivo ou na sociedade civil organizada, mais mulheres sejam inseridas na política para que haja mais políticas para as mulheres e para todas as pessoas. Para enfrentar essa luta, Brisa recarrega as forças com outras atividades em momentos informais, como praticar ioga e ir à praia. “É uma forma de dar uma pausa nessa rotina intensa e ao mesmo tempo me conectar à natureza e a mim mesma”, comenta a vereadora.