Mamãe Falei decide se afastar do MBL e se diz chateado com Sergio Moro

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), conhecido como Mamãe Falei, decidiu se afastar do Movimento Brasil Livre (MBL). O parlamentar que também retirou sua pré-candidatura do governo de São Paulo, disse também que considera um “exagero” a possível cassação de seu mandato, após o vazamento de áudio sexista sobre mulheres ucranianas, e que está chateado com Sergio Moro, a quem tinha declarado apoio político na corrida pelo Planalto.

O deputado está no centro de uma tempestade, desde a última sexta-feira (4/3), quando áudios enviados por ele, que estava viajando à Ucrânia sob o pretexto de auxiliar a resistência local contra a invasão russa, foram divulgados. Nas mensagens, o parlamentar afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia “são fáceis, porque são pobres”. Ele diz também que a fila de baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.

Parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pedem a cassação do mando de Arthur do Val, alegando quebra de decoro parlamentar.

Afastamento

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Arthur do Val afirmou que se afastará do MBL para não prejudicar os companheiros do grupo. “Não é justo que essas pessoas sofram a consequência de um erro só meu”, disse ele. O parlamentar não sabe ainda se será um afastamento definitivo, mas enfatiza que não quer que as pessoas sofram por um erro apenas dele.