Negociadores russos e ucranianos obtêm ‘pequenos avanços’ sobre corredores humanitários

A terceira rodada de negociações entre representantes russos e ucranianos terminou nesta segunda-feira (7) com pequenos avanços nas questões da criação de corredores humanitários para a retirada de civis ucranianos do país.

O negociador da Ucrânia Mykhailo Podoliak disse pelo Twitter que considera os resultados alcançados no encontro desta segunda-feira “positivos” nas questões voltadas aos corredores. “Conseguimos alguns resultados positivos na logística dos corredores humanitários”, disse Podoliak, que também atua como assessor da Presidência ucraniana.

Por outro lado, o negociador russo Vladimir Medinsky considerou que o encontro entre os países “não correspondeu às expectativas” da Rússia. “Esperamos que da próxima vez possamos fazer um avanço mais significativo”, acrescentou ele em entrevista coletiva transmitida pelo canal de televisão público russo Rossiya 24.

Durante a segunda rodada de negociações, na última quinta-feira (3), os negociadores russos e ucranianos concordaram com o estabelecimento de corredores humanitários para a saída de civis e com o término temporário das hostilidades ao longo das rotas de retirada.

Já nesta segunda-feira, a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereschuk, anunciou que o país rejeitou os corredores humanitários para Belarus e para a Rússia, propostos por Moscou. Segundo ela, a sugestão “não é uma opção aceitável”.