Jovens jogadores querem convencer Tite em últimos duelos antes de Copa

A última partida da Seleção Brasileira diante do seu torcedor válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2022 já tem local definido. O Brasil receberá o Chile no dia 24 de março, às 20h30, no Maracanã. Líder das Eliminatórias e já classificada para a Copa do Mundo FIFA Catar 2022, a Seleção Brasileira encerra sua participação nas Eliminatórias no dia 29 de março, contra a Bolívia, na cidade de La Paz. Diante desse quadro, os jovens valores do Brasil buscam ainda um lugar para estar no próximo mundial.

A próxima convocação da Seleção Brasileira será no dia 11 de março. Nesta manhã, às 11 horas, o técnico Tite divulgará a lista de relacionados para as duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Chile e Bolívia, respectivamente. O evento será realizado na sede da CBF e contará com transmissão ao vivo da CBF TV.
Alguns nomes esperam estar presentes nesta lista.  Rodrygo, Raphinha e Antony, que estiveram presentes na última convocação, estão ansiosos por uma nova oportunidade. O atacante do Ajax comentou o bom momento vivido pelos mais novos na Seleção, e prometeu ainda mais empenho nas próximas oportunidades.
“A intenção é essa. Sou eu atuando bem, o Raphinha, o Vini Jr, o Rodrygo. Colocar essa pulga atrás da orelha, porque é uma disputa saudável. É todo mundo trabalhando, conquistando seu espaço. Claro que sempre respeitando o companheiro do lado. Fico muito feliz de ver o Rodrygo marcando, o Raphinha marcando e eu também. Vamos dar continuidade e crescer cada vez mais no trabalho”, afirmou Antony.
O atacante começou a partida contra o Paraguai no banco, mas entrou durante o segundo tempo e deixou sua marca. O gol saiu de uma jogada característica sua. Depois de receber pela direita, cortou para a canhota e bateu colocado no canto do goleiro. Uma finalização que ele treinou muito, inclusive, na véspera da partida.
“Ontem mesmo, eu estava treinando finalização, e estava falando com o Alisson, Casemiro e outros jogadores, que quando eu chapo ali é um pouco difícil para o goleiro. Venho treinando bastante, fui muito feliz de poder chapar e fazer o gol”, revelou.
O gol abriu bem o ano de 2022 para Antony. Buscando cada vez mais oportunidades dentro da Seleção, o atacante sabe que a briga por um espaço na lista da Copa do Mundo da FIFA será muito acirrada, mas não pensa tão na frente.
“(Fico) Muito feliz de estar fazendo parte deste grupo. Para mim, é um sonho que estou realizando, com a confiança do staff, dos jogadores. A gente vem trabalhando, conquistando grandes coisas. Espero continuar nessa lista, mas passo a passo, com tranquilidade”, afirmou.
Para o treinador da Seleção Brasileira, Tite, o carinho, no jogo do Maracanã é fundamental para deixar os jovens talentos ainda mais confiantes neste momento, que marca o ano da Copa do Mundo do Catar.
“Quando se sente apoiado e incentivado, e falo do atleta e comissão, a possibilidade de desempenho é melhor. Quando vai a local que abraça e incentiva, ele rende melhor. Olho para o Juninho e pelo César. Tu te sente confiante. Não é de ser perfeito, mas corajoso de tomar iniciativa. Vou pegar de âmbito social. É uma forma da equipe e esses jovens, e vão ter bastante jovens, de sentir confiante. Que a camisa amarela seja responsabilidade, mas confiança”, comentou Tite.
Com a Seleção já classificada para o Mundial, Tite poderá fazer testes na equipe ao longo do ano, ajustando o time para a busca pela sexta estrela. O treinador, no entanto, concilia estes testes com a busca pelo melhor desempenho possível para o Brasil, e citou a dificuldade de encontrar este equilíbrio.
“Grande desafio é conjugar os dois fatores. É o grande desafio. Ter estrutura de conjunto que permita o individual aparecer. E não transferir responsabilidade, dando um jogo, meio jogo, bota e tira. Dar estrutura de equipe para que o atleta desempenhe o melhor. É muito inteligente a pergunta e objetivo. É o nosso objetivo: conjugar o coletivo com o individual”, destacou, ao ser perguntado sobre o dilema entre desempenho individual e desenvolvimento coletivo.
O treinador destacou que, neste ciclo, tem a oportunidade para fazer estes testes. Na caminhada para a Copa do Mundo da Rússia, Tite assumiu a Seleção Brasileira a dois anos da Copa e teve o tempo reduzido para desenvolver este trabalho. Desta vez, é diferente, como o próprio frisou:
“(Queremos) Equilíbrio entre a parte mental e física, experiência e jovem. Essa mescla estamos tendo tempo de oportunizar mais, diferente de 2016. Hoje, há esse tempo. Inclusive por que fizemos campanha que deu oportunidade para chegar dessa forma. Estamos deixando de lado adversário? Não. Tudo tem que ser bom, bola parada, jogo coletivo. Mas a situação nos dá oportunidade de fazer isso com jovens. Equilibrar tudo isso”, finalizou.
Maracanã
A última partida da Seleção Brasileira no Maracanã disputando Eliminatórias foi em outubro de 2008 em um empate sem gols contra a Colômbia. “Jogar no Maracanã também nos possibilita uma logística melhor de treinamentos e deslocamentos. Vamos utilizar a Granja Comary durante toda a preparação”, explicou o coordenador Juninho Paulista.
Em outubro de 2021 o coordenador da Seleção Brasileira, Juninho Paulista, havia anunciado a Arena Fonte Nova, em Salvador, como sede da partida. Porém, devido as restrições de público vigentes na Bahia, a CBF optou por alterar o local do jogo.
“Queremos estar cada vez mais próximo do torcedor. Ainda mais para esse jogo que será o último no Brasil antes da Copa do Mundo. Respeitamos e entendemos as restrições vigentes em Salvador, mas é nosso desejo atuar para o maior público possível dentro das normas sanitárias” – disse.