Abrigo de parada de ônibus foi removido por empresa

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que o abrigo para passageiros de uma parada de ônibus localizada na Avenida Salgado Filho que havia “desaparecido” foi removido, sem autorização, pela empresa responsável pela exploração do espaço publicitário para substituição. A STTU disse também que a empresa irá reinstalar o equipamento. O “sumiço” da parada de ônibus causou polêmica nas redes sociais nos últimos dias.

A informação de que a remoção havia sido feita pela empresa foi repassada pela STTU na tarde desta quinta-feira. Até o turno da manhã, a Secretaria não sabia o motivo do “desaparecimento” e estava apurando o desaparecimento do equipamento. A estrutura do abrigo de passageiros, que fica na calçada do centro comercial Portugal Center, foi removida sem autorização na sexta-feira (25), conforme comunicado pelo shopping.
Segundo a STTU, o sumiço da parada ainda não era tratada como roubo. No caso de um roubo, o órgão informou que o prejuízo para os cofres públicos seria de R$ 9 mil. A parada de ônibus está localizada em ponto de grande fluxo de passageiros e de transportes coletivos, na esquina entre as avenidas Salgado Filho e Amintas Barros. Por esse motivo, os passageiros estão precisando enfrentar dias de chuva e de forte calor sem abrigo para seguir seus destinos.
A pasta disse ainda que licitou 300 novos abrigos de passageiros e que pretende implementar os equipamentos no primeiro semestre deste ano. O investimento total é de R$ 5,5 milhões e prevê a contratação de serviços de engenharia para fornecimento e instalação de 1.500 abrigos de  passageiros nas quatro regiões de Natal em cinco anos. Além do abrigo, serão instalados também a iluminação pública, acessibilidade e sinalização indicativa de ponto de ônibus em braile.
Natal conta hoje com cerca de 1.960 pontos de parada, mas nem todos comportam abrigos por causa das calçadas. De acordo com a STTU, os abrigos não podem comprometer a passagem do pedestre nem do cadeirante na calçada.
Mudanças
A partir de 14 de março, a STTU vai redistribuir cinco linhas de ônibus nas paradas da Cidade Alta, localizadas na Avenida Rio Branco e na Rua Ulisses Caldas. De acordo com a pasta, a mudança acontece para dar mais conforto ao passageiro. Vale lembrar que a parada da esquina da Av. Rio Branco com a Rua João Pessoa, na frente da loja da C&A, foi removida na semana passada. A ação faz parte do pacote de obras de acessibilidade da Rio Branco, que contempla ampliação de calçadas com substituição do pavimento por placas de concreto, pontos de arborização e ciclovias.
Nas paradas da Cidade Alta serão instaladas placas para marcar a localização de cada parada e detalhar quais linhas param em cada um dos pontos. Além disso, será adotado um nome e um código específico de identificação para cada parada, de modo a facilitar a localização do abrigo por parte dos passageiros. Durante a primeira semana de mudança, a STTU afirma que irá disponibilizar agentes de mobilidade em cada parada para orientar os passageiros sobre as mudanças.
Licitação dos transportes deve sair neste mês
O edital da licitação do transporte público de Natal deverá ser lançado até o fim deste mês. É o que garante a titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira. Segundo a pasta, o transporte coletivo urbano da capital está passando por uma reformulação, que visa adequar a malha viária para otimizar o fluxo de passageiros e itinerários dos ônibus. O processo é tido como imprescindível para a pasta para que o edital possa atrair interessados.