Potiguar viaja por todas as cidades do RN de bicicleta: ‘Força mental e determinação’

Um potiguar percorreu de bicicleta todas as 167 cidades do o Rio Grande do Norte. Ao todo, foram mais de 6 mil quilômetros pedalados pelos municípios do estado.

A aventura durou, ao todo, 11 meses, mas não consecutivamente: ela foi dividida em três etapas. Além disso, a ideia era fazer a rota sem pressa, curtindo o trajeto, conhecendo as paisagens e conversando com moradores.

“Eu percorri muito o Alto Oeste de carro e eu sonhava em fazer a volta no RN [nas cidades das extremidades] e depois conhecer todo o estado. Então implementei a ‘Volta do RN’ e depois o ‘RN de Bike’ levando a mensagem da utilização da bicicleta como meio de transporte e qualidade de vida para nossa população”, contou o aposentado e ultramaratonista Josias Paulo de Medeiros.

Por dia, o aposentado pedalava mais de sete horas. As paradas eram para refeições e para dormir. Diariamente, ele conta que passava por três a cinco cidades.

Para esse desafio, foi necessária muita preparação física e estudo dos caminhos que precisavam ser seguidos.

“Eu passei vários momentos em que sentava ao lado da pista e pensava no que eu estava fazendo ali. Mas a minha força mental, a minha capacidade, a minha determinação me levavam à próxima cidade”, disse.