Anvisa aprova mais dois autotestes para Covid no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (02), dois novos autotestes de Covid-19 no Brasil. Os testes são o Autoteste COVID-19 Ag, da empresa Biosul Produtos Diagnósticos, e o SGTi-flex COVID-19 Ag – SELF TEST, da empresa Kovalent do Brasil.

Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos aos autotestes, como ter orientações de uso e instruções em linguagem simples que permita a pessoa leiga fazer o uso correto do produto.

Os dois teste são do tipo Swab nasal  (cotonete no nariz).  O da Biosul terá apresentação comercial com um teste por embalagem, já o da Kovalent trará um, dois ou cinco testes por embalagem.

 

O que é o autoteste

O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem precisar ir a um hospital e sem a necessidade de auxílio profissional.

Segundo a Anvisa , é indicado utilizar o autoteste “entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza (popularmente conhecida como nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo”.