Ucrânia pede à Rússia que não destrua Catedral de Santa Sofia, em Kiev, Patrimônio Mundial da Unesco

A Embaixada da Ucrânia no Vaticano pediu ao governo russo, nesta terça-feira (1º/3), que não destrua a Catedral de Santa Sofia, em Kiev. Serviços de inteligência ucraniano e americano indicam que a Rússia planeja novo ataque nas próximas horas.

“Segundo dados do serviço de inteligência, os russos estão preparando um ataque aéreo contra a Catedral de Santa Sofia de Kiev (Patrimônio Mundial da Unesco)”, escreveu a embaixada em seu perfil no Twitter.

 

Ainda hoje, o arcebispo greco-católico de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, divulgou uma mensagem em um bunker em Kiev, que foi transmitida pelo Vaticano e pela mídia italiana. No vídeo, ele pede o fim desta guerra “sangrenta e injusta”.

“Hoje estamos vivendo o sexto dia da guerra sangrenta e injusta. Nos últimos tempos, especialmente esta noite, testemunhamos novos horrores da guerra. Vimos como escolas, creches, cinemas e museus foram destruídos, e pela manhã um foguete atingiu a maternidade”, disse Sviatoslav.

“Nós nos perguntamos, mas por quê? São mulheres e recém-nascidos. Por que são vítimas desta guerra?”, continuou. “Resistimos. Somos uma nação que constrói, defende à custa do nosso próprio sangue, a paz na Ucrânia e em todo o mundo”, finalizou Shevchuk.