Sanções podem levar Rússia a dar calote, diz instituto internacional de finanças

As sanções financeiras impostas pelos Estados Unidos e países aliados à Rússia podem levar o país a dar um calote em sua dívida externa. A avaliação é do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), uma associação que reúne os maiores bancos do mundo. Em uma nota publicada nesta segunda-feira, o IIF diz ainda que o PIB russo deve sucumbir ao impacto das punições internacionais.

Para os analistas do órgão, a decisão de banir grandes bancos russos do sistema Swift foi considerada uma das mais sérias impostas a um país na história recente. Enquanto ainda debatiam o alcance e a eficácia desta medida, o anúncio de ações restritivas ao Banco Central da Rússia e a sinalização de que a força das sanções pode aumentar, levaram o IIF a prever fortes impactos na economia russa.

“O compromisso dos membros da comunidade internacional é claro. Compreender o impacto dessas ações, no entanto, é fundamental. A conclusão é que essas sanções terão um impacto significativo na economia geral da Rússia, e os russos médios já estão sentindo o custo. As sanções visam o sistema financeiro doméstico da Rússia, causando corridas bancárias e forçando o banco central da Rússia a continuar aumentando as taxas de juros”, diz o comunicado.

Na tentativa de controlar os estragos causados pela corrida bancária e pelo banimento do sistema financeiro internacional, os analistas do IIF acreditam que o BC russo deverá adotar rígidos controles de capital e até decretar feriado bancário se a demanda por moeda aumentar acentuadamente.

“Como resultado, prevemos um crescimento negativo em uma economia que já foi prejudicada pelo crescente isolacionismo”, diz o documento.