União Europeia anuncia que vai comprar e entregar armamentos para a Ucrânia

A União Europeia vai financiar a compra e a entrega de armas para a Ucrânia. O país está sob ataque russo desde a última quinta-feira (24). A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, detalhou neste domingo (27) que será a primeira vez que o bloco fará algo assim.

Disse também que a entidade vai intensificar as sanções já anunciadas contra a Rússia. No sábado (26), o país de Vladimir Putin foi banido da rede de pagamentos Swift, principal sistema de mensagens utilizado para transferências internacionais. A UE pretende paralisar os ativos do Banco Central da Rússia.

“Nós vamos banir a máquina de propaganda do Kremlin. A estatal Russia Today e o Sputnik, assim como todas as suas subsidiárias, não poderão mais espalhar suas mentiras, justificar a guerra de Putin e propagar a divisão”, disse Von der Leyen neste domingo durante pronunciamento em Bruxelas.

Belarus, aliada da Rússia, também será atingida pelas novas sanções, que “atingirão seus setores mais importantes”, segundo a chefe da Comissão Europeia. O país já sofre penalidades da UE devido à pressão migratória sobre a Polônia.