Copa do Brasil começa com desafios para os clubes potiguares

Globo e ABC são os representantes do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil deste ano e estreiam na próxima semana. A águia de Ceará-Mirim encara o Internacional no Barretão na próxima quinta-feira (3), às 21h30, e o Alvinegro terá pela frente o Costa Rica, em Mato Grosso do Sul, na próxima quarta-feira (2), às 21h. O torneio nacional é encarado como prioridade neste momento devido ao montante de mais de R$ 600 mil da premiação pela classificação à segunda fase.

O Globo foi campeão potiguar pela primeira vez em 2021, garantindo participação na Copa do Brasil. O clube foi fundado em 2012 e, desde 2014, está na elite do Rio Grande do Norte. Participando da Copa do Brasil pela quinta vez, o principal desafio da equipe tricolor é tentar passar para a segunda fase pela primeira vez na sua história. O clube potiguar nunca passou da primeira fase, sendo desclassificado, sempre, por dois ou mais gols de diferença. Levou 5 a 1 do América-RN em 2015. Um ano depois, 3 a 1 para o Bahia, quando conseguiu ir a Salvador para o segundo jogo após um empate em 0 a 0 em Ceará-Mirim. Em 2017, goleada de 5 a 2 para o Fluminense. No torneio seguinte, derrota para o Vitória por 2 a 0.

Na atual edição do Campeonato Potiguar, a Águia de Ceará-Mirim foi o vice-lanterna do primeiro turno, com seis pontos, e já mudou de técnico duas vezes: saiu Hugo Chacon, Romildo Freire e chegou Jaelson Marcelino. A equipe também disputa a Copa do Nordeste e só conquistou uma vitória até agora na competição, contra o Altos-PI, por 1 a 0.

Já o ABC, é o clube de melhor campanha na história do futebol potiguar na Copa do Brasil. Em 2014, O Mais Querido terminou com 17 pontos ganhos, contra 15 pontos do Corinthians, 13 do rival América-RN (em sétimo), e 13 do Botafogo (em oitavo). Na histórica campanha alvinegra, as vitórias sobre Vasco, com direito a eliminação do clube carioca, e sobre o líder do Brasileirão, o Cruzeiro, fazem parte do almanaque do futebol potiguar.

O alvinegro terá como grande obstáculo neste primeiro confronto, a viagem longa e o calendário apertado de jogos até aqui na temporada. Atual campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar, a sequência intensa da equipe do técnico Moacir Júnior vem gerando preocupação quanto ao condicionamento física que chegarão os atletas para a disputa do torneio nacional.

O comandante revelou que a tendência é manter o time titular que foi campeão do primeiro turno do Potiguar. Artilheiro da equipe na temporada, com nove gols, o ídolo Wallyson é uma das apostas do elefante potiguar para conseguir a classificação. Os meias Fábio Lima e Allan Dias, que lideram as estatísticas de assistência do ABC no ano, também são outros destaque da equipe potiguar que irá viajar pro desafio no centro-oeste brasileiro.

Nesta primeira fase da competição, o time visitante tem o empate como vantagem. Na segunda, o empate leva a partida para os pênaltis. Da terceira fase em diante, com jogos em formato de ida e volta, em caso de empate no número de gols, a disputa também será nos pênaltis. Vale lembrar que na Copa do Brasil não tem o critério dos gols fora de casa.