Educação de Jovens e Adultos apresenta inovações no ano letivo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, se afastaram da escola ou ainda não concluíram o Ensino Fundamental e/ou o Médio. Respeitando as características desse alunado e dando oportunidades educacionais adequadas, a EJA do município de Natal passará por melhorias neste ano, ampliando mais uma unidade com a oferta da modalidade no horário diurno, além de uma parceria da SME-Natal com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A oferta de cursos profissionalizantes e a abertura de turmas no horário diurno estão entre as novas ações de estímulo aos jovens e adultos moradores da cidade do Natal.

Para o ano letivo de 2022, 24 unidades de ensino irão oferecer a modalidade da EJA, sendo 11 delas na zona norte, 10 na zona oeste, duas na zona sul e uma na leste. Durante o ano letivo de 2021 a modalidade foi oferecida em 23 unidades e atendeu 3.731 alunos divididos em 141 turmas no horário noturno. A novidade para este ano é a oferta de vagas na Escola Municipal Vereador José Sotero no horário vespertino.

A parceria entre o IFRN e Secretaria Municipal de Educação de Natal vai disponibilizar o curso profissionalizante de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, como projeto piloto na Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio que será a primeira ponte do projeto na Rede Municipal de Ensino de Natal. O curso terá duração de 200h acrescido das 800h oferecidas pela EJA.