Com o cancelamento do carnaval de Natal, artistas cobram medidas do poder público

Com a retomada dos eventos após um longo período do setor praticamente parado devido à pandemia da Covid-19, muito se questionou sobre como seria o Carnaval em 2022. Porém, uma nova onda de quadros virais frustrou as expectativas. Grandes cidades como Salvador, Rio de Janeiro e Recife cancelaram suas celebrações e Natal seguiu o mesmo rumo.  A Prefeitura da capital potiguar justificou a medida com base nas recomendações do Comitê Científico e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. A situação é delicada e outra questão chama atenção: sem festas, a classe artística tem mais dificuldade para conseguir trabalho.

“Já havia uma expectativa de cancelamento do Carnaval. Se considerarmos que as capitais do Nordeste todas já haviam cancelado, Natal estava ‘ilhada’ nesta decisão. Depois da avaliação epidemiológica, o Comitê Científico chancelou esse cancelamento e comunicou ao prefeito. Quando fomos informados, acolhemos a medida que já estava em um ambiente provável. Não foi tão impactante neste sentido. Mas, é evidente que a gente sabe das consequências econômicas e do ponto de vista da movimentação da cadeia produtiva, artisticamente falando, o quanto ela, novamente, fica engessada com essa situação”, disse o secretário municipal de cultura Dácio Galvão.

Uma das artistas que se apresentam no carnaval é a cantora Laryssa Costa. Ela taxou a decisão como contraditória. “Embora faça parte da categoria que tem o Carnaval como importante fonte de renda e tenha saído prejudicada, achei essa decisão contraditória e nada justa. Estamos sim melhorando com a vacina, porém não estamos livres, nem tampouco a pandemia acabou. Que adianta cancelar os eventos públicos e manter os privados? Que política absurda e desigual é esta? Me parece a glamourização e camarotização do Carnaval, manifestação esta que é puramente popular”, comentou.