Argentina planeja criar estatal de alimentos para conter inflação

O governo de Alberto Fernández anunciou a criação de uma estatal de alimentos para tentar conter a inflação, após o fracasso da política de controle de preços na Argentina.

De acordo com o jornal El Clarín, a iniciativa tem o objetivo de facilitar o mecanismo pelo qual verduras e hortaliças plantados por pequenos e médios produtores cheguem diretamente aos consumidores de forma mais econômica e barata.

O anúncio foi feito pela porta-voz do governo, Gabriela Cerrutti, durante a habitual entrevista coletiva concedida às quintas-feiras. Ela não detalhes de como a empresa vai funcionar nem informou quando vai operar.

Autor da proposta, o diretor nacional de Políticas Integrativas do Ministério do Desenvolvimento Social, Rafael Klejzer, disse que a nova Empresa Nacional de Alimentos será apresentada “em breve”.

Em entrevista à radio Am530, Klejzer afirmou: “Ao contrário do que muitos em nosso governo acreditam, o Estado não precisa ser um bom cliente dos grandes, mas sim um bom parceiro dos pequenos e médios produtores”. Ele afirmou que a nova estatal é importante “porque você começa a discutir, além do preço, qual produto você barateia na mesa do argentino”.

Apesar de nos últimos meses de 2021 o governo ter implementado um sistema de controle de preços por meio de acordos com câmaras empresariais de diferentes setores, o custo de vida aumentou 50,9% no ano passado.

A inflação na Argentina está entre as mais altas do mundo e na América Latina, só é superada pela da Venezuela.

O Globo