Abaixo-assinado no RN pressiona Assembleia Legislativa a derrubar passaporte vacinal

Manifestantes contrários ao passaporte vacinal contra a Covid-19 iniciaram um abaixo-assinado na internet para pressionar a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte a derrubar a medida, criada pela governadora Fátima Bezerra (PT) através de decreto.

Hospedado na plataforma Change.org, o abaixo-assinado reunia, na manhã desta segunda-feira (21), quase 2,8 mil assinaturas. A meta inicial é conseguir o apoio de 5 mil pessoas.

O abaixo-assinado cobra que a Assembleia do RN aprove um projeto de lei do deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) que proíbe a instituição do passaporte vacinal contra a Covid-19. “Nenhum gestor ou superior hierárquico poderá exigir de seus subordinados comprovante de vacinação contra Covid-19 no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte”, diz um trecho da proposta.

Atualmente, cidadãos são obrigados a apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 para ingressar em estabelecimentos comerciais fechados como shoppings, bares, restaurantes e cinemas. O passaporte vacinal também é exigido para ingressar em repartições públicas do Governo do Estado.

O projeto estabelece que “nenhuma pessoa será impedida de acessar, permanecer e frequentar local, público ou privado, em decorrência de não estar vacinado, sendo garantido seu direito de ir e vir”. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa.