Prefeitura de Pau dos Ferros suspende contrato com Centro de Reabilitação que não prestou contas de R$ 5 milhões recebidos

A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros anunciou descredenciamento do Centro Especializado em Reabilitação – CER, que trata pacientes com deficiência na região do Alto Oeste. O Município apontou que a Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (ABENÇÃO), organização responsável pela administração do Centro está com irregularidades jurídicas e de prestação de contas. Somente em 2021, a Associação recebeu cerca de R$ 5 milhões em recursos públicos, os quais não foram prestado contas em benefício da população.

A Prefeitura ainda alega que diversas vezes procurou a entidade para a regularização dos termos do contrato, tendo inclusive entrado na Justiça para ter acesso a gastos com funcionários e equipamentos da instituição que não teriam sido informados. O Ministério Público e a Secretaria Estadual de Saúde também foram acionados, mas não se chegou a uma solução e o contrato foi descontinuado.

A Secretaria de Saúde comunica que o município está providenciando, com máxima urgência, a abertura de um serviço de reabilitação física e intelectual, visando sempre prestar assistência aos usuários. Ressalte-se, por oportuno, que não existe lacuna assistencial em relação aos serviços de reabilitação auditiva e visual (próprios do CER IV), tendo em vista que a cidade já possui serviço especializado credenciado pelo SUS.