Licitação do transporte será lançada em março, diz STTU

A licitação do transporte público da capital potiguar deve ser lançada em março, segundo Daliana Bezerra, titular da pasta de Mobilidade Urbana (STTU). A Secretaria continua trabalhando com a expectativa de cumprir com a publicação do edital no primeiro trimestre de 2022. Inicialmente previsto para o final do ano passado, o edital precisou ser adiado, uma vez que não foi possível analisar as mais de 1,8 mil contribuições feitas em 17 reuniões presenciais nas comunidades da cidade.

De acordo com a secretária, está mantido o prazo do primeiro trimestre desse ano e a STTU corre contra o tempo para ter sucesso e lançar a licitação nesse período. “Não podemos garantir que não haverá um atraso porque tem todo um trâmite a ser seguido mas, pela parte técnica, a STTU trabalha para manter esse prazo. Tínhamos um planejamento inicial e a ideia era que fosse publicado até o final do ano passado, só que com as reuniões públicas acabamos tendo mais encontros que o planejado e recebemos muitas contribuições”, comenta.

Ao todo, foram 17 reuniões em diferentes bairros de Natal, nas quatro regiões da cidade, com o objetivo de arrecadar opiniões e sugestões das comunidades sobre a proposta de redesenho de linhas de ônibus. A partir disso, a STTU recebeu 1.830 sugestões, de forma presencial e online, além das submissões em enquetes propostas pelo site da Prefeitura do Natal para perguntas mais direcionadas.

“Temos um limite de recursos humanos na Secretaria, que não trata só do transporte público, como também somos responsáveis pelo transporte de táxis, projetos viários, semáforos, entre outras demandas. Acabamos tendo um atraso nessa análise porque nosso intuito em fazer essas reuniões era ouvir a população verdadeiramente, analisar o que foi posto e dar uma resposta. Tivemos que fazer alguns ajustes na rede a partir dessas contribuições de imediato, o que também contribuiu para esse atraso, mas já começamos até a responder aqueles que deixaram seu contato”, explica a secretária Daliana Bezerra.