Em nota técnica, Fiocruz diz que fake news atrapalham a vacinação infantil

A difusão de notícias falsas tem acarretado a resistência de famílias e, consequentemente, a lentidão no processo de vacinação infantil no Brasil, segundo nota técnica divulgada nesta quarta-feira (16) pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

“O Brasil iniciou em 15 de janeiro de 2022 a vacinação infantil contra a Covid-19, após a Anvisa aprovar a indicação de seu uso em crianças de 5 a 11 anos em 16 de dezembro de 2021. Contudo, a difusão de notícias falsas tem provocado resistência das famílias sobre a eficácia e segurança da imunização para esta faixa etária, mesmo que todas as evidências científicas disponíveis atualmente sejam favoráveis a esta medida. E o contexto não poderia ser mais preocupante: o retorno das atividades escolares presenciais”, diz Trecho de nota técnica da Fiocruz.

A vacinação infantil foi liberada para crianças de 5 a 10 anos com comorbidades em 14 de janeiro e para o público geral, em 20 de janeiro —quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a CoronaVac para jovens e crianças de 6 a 17 anos, com exceção de imunossuprimidos. Antes de começar a campanha de vacinação, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, abriu consulta pública sobre o tema.

Após a aprovação da CoronaVac, o ministério demorou a anunciar intenção de compra e os estados tiveram de usar o resto do estoque, guardado, para agilizar as aplicações. São Paulo, ligado ao Butantan e com estoque grande, conseguiu agilizar a imunização.