Governo do RN inicia nesta semana obras do Parque Tecnológico em Macaíba

Um grande passo foi dado pelo Governo do RN em prol do fomento à ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra assinou, nesta segunda-feira (14), os contratos das obras do Parque Científico Tecnológico Augusto Severo – PAX, em Macaíba.

A formalização ocorreu no prédio da Governadoria e contou com a presença do vice-governador, Antenor Roberto, de parte do secretariado estadual e de representantes de instituições de ensino, pesquisa, ciência, tecnologia e de federações do estado.

O parque promoverá polos de inovação e empreendedorismo em áreas vitais para o desenvolvimento econômico, como energias renováveis, mineração, pesca, aquicultura, setor têxtil, turismo, fruticultura e serviços. Os recursos estaduais dos contratos assinados somam R$ 7,5 milhões, viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), junto ao empréstimo estatal com o Banco Mundial.

“É uma grande alegria poder promover um presente e um futuro de melhores oportunidades para o povo. Vamos avançar na construção de uma sociedade moderna com emprego e inclusão social. O PAX nasce vitorioso porque foi concebido com muito cuidado, estruturado, voltado principalmente para três áreas com grandes vocações, que são a de energia – renováveis, solar, petróleo – a de serviços, com foco em reabilitação em saúde, e a de tecnologia da informação”, disse a governadora, que completou: “Estamos aqui, juntos: o setor produtivo, as academias, os Poderes, em prol do Parque”.

Parceria com instituições 

A parceria para viabilizar o Parque envolve o Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão, SEDEC, Universidade Estadual do RN (UERN) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapern), mais a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), Instituto Santos Dumont (ISD), Sebrae, Sesi-RN, Instituto Federal do RN (IFRN), Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis (CTGAS-ER), Federação das Indústrias do RN (FIERN), Fecomércio, Senai, mais as prefeituras municipais de Natal, Macaíba, São Gonçalo e Parnamirim.

“Reunir todas essas instituições foi uma das grandes conquistas do trabalho integrado do Governo do Estado”, disse o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro. O gestor ainda lembrou que “o Projeto entra em seu último ano de vigência viabilizando este que é um dos maiores investimentos já realizados em ciência e tecnologia no Rio Grande do Norte. Com certeza, é uma das ações mais transformadoras do Governo Cidadão”.