Natal teve 23 km de cabos de energia furtados em 2021, diz Semsur

Mais de 23 quilômetros de cabos de energia foram furtados ao longo de 2021 em Natal, de acordo com informações levantadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

A quantidade de fios roubados seria suficiente para ligar toda a orla da capital potiguar, da praia de Ponta Negra à Redinha, na Zona Norte.

Segundo o município, os casos têm sido cada vez frequentes e ocorrem inclusive em vias movimentadas da cidade.

A quantidade fios roubados no ano passado cresceu mais de 20% em relação ao ano anterior, quando foram roubados cerca de 19 mil metros, segundo o secretário de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega.

“A maior prejudicada é a população, porque ao invés de estarmos investindo em modernização de novas áreas, temos que recuperar a iluminação que está sendo roubada. A gente precisa que a população nos ajude denunciando, ligando para o 190, é uma denúncia anônima”, afirmou.

O secretário também cobrou investigação dos casos por parte da Polícia Civil. “Faz três anos que estamos falando sobre isso e nenhuma ação é feita”, disse.

Alta de furtos em todo o estado

Segundo a Companhia de Energia do Rio Grande do Norte, Neoenergia Cosern, somente em janeiro de 2022 foram registradas 470 ocorrências em todo o estado. O número é 12 vezes maior que em janeiro do ano passado.

Ao longo de 2021, houve 1.230 casos, segundo a companhia.