Novo centro para proteção de pessoas em situação de risco social é aberto em Natal

Rede de acolhimento a pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos ganha mais uma sede em Natal, na zona Leste da cidade. O novo prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Leste), que funcionava em uma unidade menor na rua Mipibu, passa a atender na rua Seridó, n° 396, em Petrópolis. O espaço serve para dar assistência ao universo social de maior complexidade, como a violência doméstica, negligência de idosos, deficientes e crianças, abuso e trabalho infantil.

A inauguração oficial do espaço aconteceu nesta quinta-feira (10), em solenidade com presença de equipe da Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social), secretários municipais e do legislativo municipal, além do prefeito.

Segundo Álvaro Dias, esta nova estrutura projeta ainda mais a rede de assistência à população em risco social. “Temos essa nova sede para receber as pessoas da cidade que se encontram com seus direitos violados e desrespeitados, oferecendo uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, advogados, médicos para que possam ter suas vidas respeitadas”.

Adjuto Dias disse que “com a nova unidade, o Creas amplia a capacidade de proteção da família ganhando agilidade para conter a situação de risco”.

O atendimento do novo Centro de Referência é das 8h às 18h. As pessoas podem ter acesso ao serviço por demanda espontânea, por encaminhamento da rede socioassistencial ou pelos órgãos do sistema de garantia de direitos, seja Ministério Público ou Conselho Tutelar. Em Natal, os Creas são divididos por zonas administrativas (Norte, Sul, Leste e Oeste). O quadro de servidores é composto por assistentes sociais, psicólogos, advogado, pedagogo, educadores sociais, assistente administrativo e equipe de apoio.