Associação de Delegados informa suspensão de serviços extraordinários; delegacias de plantão são afetadas

Com o recibimento da notificação judicial que determinava o fim da greve dos policiais civis, as entidades representativas afirmaram que a decisão seria acatada neste sábado (12). A Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol), no entanto, afirmou que a categoria não irá realizar qualquer serviço extraordinário. Isso significa que a categoria não vai trabalhar mais no seu horário de folga (à noite e finais de semana). Na prática, a Adepol informou que algumas delegacias de plantão permanecem fechadas neste fim de semana.

Apenas os policiais civis que são efetivamente lotados nas equipes de plantão estão trabalhando normalmente. Em nota, a associação disse que a decisão judicial está sendo integralmente cumprida.

“A Polícia Civil, como é sabido, conta com cerca de apenas um terço do efetivo necessário. Desta forma, muitas delegacias de plantão, especialmente no interior, funcionam com policiais que fazem hora extra, para suprir as lacunas deixadas pelo baixo efetivo. Em outras palavras, os policiais civis cumprem sua carga horária durante a semana (serviço ordinário) e, no seu horário de folga (à noite e finais de semana), continuam trabalhando, para não deixar a população desatendida, que é o serviço extraordinário”, disse a Adepol, em nota.

O movimento da categoria é se manter mobilizado quanto à reivindicação que motivou a greve: a ameaça de perder o Adicional por Tempo de Serviço, que foi alvo de ação do Ministério Público Estadual. O processo ainda não chegou ao fim, mas pode interferir nos vencimentos da categoria.

“Vale lembrar que o serviço extraordinário é, por lei, voluntário. Ninguém pode ser compelido a trabalhar além da sua carga horária”, finaliza a nota da Adepol.