América protesta contra a arbitragem após final contra o ABC: ‘Foi a gota d’água’

Após empatar em 1×1 contra o ABC nesta quinta-feira (10) e ficar com o vice na grande decisão da Copa Cidade do Natal, o 1º turno do Campeoanto Potiguar, o América protestou contra a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) e a arbitragem. Em nota, o Alvirrubro afirmou que foi prejudicado na partida de ontem, episódio classificado como ‘gota d’água’ pela direção no comunicado postado no site do clube e redes sociais.

O América reclamou de três lances especificamente. No primeiro deles, o clube se reporta ao lance que antecedeu o escanteio que acabou em gol de Allan Dias. De acordo com o Alvirrubro, após cobrança de escanteio do lado esquerdo, um jogador do ABC teria cabeceado, sem nenhum desvio, por cima do gol de Bruno Pianissola. No lance, a arbitragem assinalou o tiro de canto em correção a marcação inicial de tiro de meta. O clube questiona, ainda, se a bola não teria feito uma curva pelo lado de fora no ato da cobrança.

“O jogo contra o ABC foi a gota d’água para o América Futebol Clube. Ocorridos há vários anos, as decisões tomadas pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) somadas aos erros recorrentes da arbitragem em Clássicos não serão mais tolerados pela instituição centenária que tanto engrandece o futebol potiguar”, afirmou o clube.

As outras duas ocasiões são reclamações do Alvirrubro de possíveis pênaltis que não foram assinalados pelo trio de arbitragem. No primeiro deles, o clube reclama que o meia Téssio teria sido atingido quando tentava uma finta após cruzamento de Allef da direita. No segundo, a agremiação aponta um possível puxão sofrido pelo zagueiro Lucas Rex antes de finalizar uma oportunidade de gol para fora. Nos posicionamentos oficiais, seja no portal ou nas redes sociais, o clube não se reporta ao trecho de três minutos já no final da segunda etapa no qual permaneceu com doze jogadores em campo.

Confira a íntegra da nota:

O jogo da última quinta-feira (10), contra o ABC, válido pela decisão do primeiro turno do Campeonato Estadual 2022 foi a gota d’água para o América Futebol Clube.

Ocorridos há vários anos, as decisões tomadas pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) somadas aos erros recorrentes da arbitragem em Clássicos não serão mais tolerados pela instituição centenária que tanto engrandece o futebol potiguar.

Mais uma vez lances decisivos influenciaram diretamente no resultado final do jogo, gerando prejuízos.

O América Futebol Clube é grande, de torcida gigantesca e merece respeito.10