Nova York deixa de exigir máscaras em espaços fechados

O governo de Nova York deixará de exigir o uso de máscaras em locais fechados a partir dessa quinta-feira (10), quando a medida implementada para combater a disseminação da variante ômicron do coronavírus está prevista para expirar. Após queda nos indicadores da pandemia no Estado, a governadora, Kathy Hochul, anunciou que não prorrogará a exigência em locais como bares, restaurantes e lojas.

Cidades do Estado de Nova York e empresas poderão agora definir suas próprias regras com base nos indicadores locais da pandemia — Foto: Amir Hamja/Bloomberg

A medida foi relaxada devido ao recuo da onda de contágios causada pela variante ômicron. Com a decisão, cidades do Estado de Nova York e empresas poderão agora definir suas próprias regras com base nos indicadores locais da pandemia.

Em entrevista coletiva, Hochul afirmou que as máscaras ainda serão necessárias em alguns espaços fechados, como centros de saúde administrados pelo governo estadual e no transporte público.

Nova York voltou a exigir a proteção em locais fechados em 10 de dezembro, como resposta a um rápido aumento nos casos de covid-19. A média de sete dias de novos registros caiu para 32,3 por cada 100 mil pessoas, após atingir 381 no início de janeiro.

Vários Estados estão flexibilizando as medidas para conter a ômicron à medida que o surto vem sendo controlado nos EUA. Na última segunda-feira, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que poderá deixar de cobrar o uso de máscaras em espaços fechados a partir da próxima semana.