Peritos do INSS anunciam greve nesta 3ª e 4ª feira

A ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) do INSS anunciou que a categoria entrará em greve nesta 3ª e 4ª feira (8 e 9.fev.2022). Na última paralisação, realizada em 31 de janeiro, 25.000 perícias foram afetadas. Com 2 dias parados, a expectativa é que sejam atingidos 50.000 atendimentos nesta semana.

Os médicos peritos pedem recomposição salarial de 19,99% para recuperar perdas com a inflação de 2019 a 2022. Além disso, reivindicam melhores condições de trabalho: no máximo 12 atendimentos presenciais por dia; realização imediata de concurso público; readequação das agências da Previdência Social que foram reabertas sem as condições sanitárias apropriadas; fim da “teleperícia”, entre outras.

A associação se reuniu com o ministro em agosto do ano passado e diz não ter as suas demandas atendidas. “Apesar das promessas feitas pelo Ministro de Estado, nenhuma ação foi tomada pela autoridade máxima do órgão e a situação caótica que assolava a categoria não apenas se manteve, como foi profundamente agravada”, diz a nota.

Segundo a ANMP, 3 pedidos de audiências foram encaminhados ao ministério neste ano, mas não foram atendidos. Também de acordo com a entidade, se o governo seguir omisso às suas demandas, será deflagrada greve geral em todo o país.