Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer momento, diz EUA

O assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou neste domingo (6) que a Rússia pode invadir a Ucrânia dentro de dias ou semanas.

“A qualquer momento, a Rússia pode tomar uma ação militar contra a Ucrânia. Ou pode ser daqui a algumas semanas, ou a Rússia pode optar por seguir o caminho diplomático”, disse em entrevista à Fox News.

Sullivan também listou como possíveis ações da Rússia ataques cibernéticos ou até mesmo uma invasão em larga escala do país.

Neste fim de semana, a inteligência americana começou a vazar relatórios à imprensa sobre o que aconteceria se a Rússia optasse por um ataque de grandes proporções. Para a Casa Branca, os russos poderiam tomar Kiev e derrubar o presidente ucraniano Volodimir Zelenski em até 48 horas.

Ainda de acordo com essas autoridades da inteligência dos EUA, o presidente Vladimir Putin já teria conseguido reunir 70% das forças que precisaria para invadir o país vizinho.

Em meio à escalada de tensão entre a Rússia e a Ucrânia, Joe Biden ordenou na semana passada que quase 3 mil soldados fossem enviados para proteger o Leste Europeu. As primeiras tropas americanas chegaram no último sábado (5) à base militar de Rzeszow, na Polônia.