Macaíba abre centro de testagem e atendimento para pacientes com Covid-19 nesta segunda-feira

Diante da nova onda de Covid-19, com o alto contágio da variante ômicron e do consequente aumento da demanda nas unidades de saúde, a Prefeitura de Macaíba, mediante a Secretaria Municipal de Saúde, preparou um Centro de Triagem de Covid-19 para realizar testagem e atendimento com as pessoas que apresentarem sintomas que possam sinalizar infecção pelo coronavírus, gripe influenza ou outras doenças respiratórias.

O centro irá funcionar no Ginásio Davi Florentino, Vila São José, a partir desta segunda-feira 7, com uma logística que poderá atender até 300 pessoas diariamente, dispondo de equipe de saúde completa, incluindo profissionais médicos e de enfermagem, e distribuição de medicamentos. As pessoas deverão comparecer ao local com documentação pessoal e comprovante de residência de Macaíba, no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta.

Além desse centro, outra medida de reforço no combate à pandemia adotada pela Prefeitura foi ampliar a quantidade de unidades sentinelas para cinco, ou seja, postos de saúde com funcionamento estendido até às 19h, com prioridade de atendimento entre 15h30 e 19h. As unidades estão nas Campinas, Potengi, Campo das Mangueiras, Vila São José e Mangabeira I.

Também cabe destacar que a UPA continua à disposição 24 horas para atendimento desses pacientes e que o Posto da Maré tem atendimento focado diariamente na COVID-19 das 9h às 13h.

Todas as unidades de saúde citadas estarão focadas no atendimento de síndromes respiratórias, ou seja, quem tiver com sintomas desse tipo deve procurar atendimento nesses locais. Já as demais unidades funcionarão normalmente para atender as demais situações de rotina a partir da próxima segunda.

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, divulgado nesta quarta-feira (02/02), revela que Macaíba tem 180 óbitos e 7.030 casos confirmados da doença.