Globo, Band e ESPN são investigadas em inquérito que apura suposta formação de cartel por empresas que venderam direitos de transmissão de futebol

A Rede Globo, a ESPN, a Band e o Esporte Interativo estão sendo investigados por inquérito instaurado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que irá apurar uma suposta formação de cartel por empresas que venderam direitos de transmissão de futebol entre 2008 e 2017. As informações são do portal Notícias da TV.

O site informa que oito empresas ((B4 Capital AS, Dentsu, European Broadcaster Union, Infront Sports, MP & Silva, U! Sports GmbH, Telefónica e IMG) e 37 pessoas, em sua maioria executivos, estão sendo investigados. Eles serão intimados a depor em até 30 dias úteis. A acusação é de que teria havido licitações com direcionamento para um vencedor por interesses escusos e de práticas anticoncorrenciais.

O Notícias da TV ainda descreve que o suposto cartel conseguiu afetar especialmente “o mercado internacional de aquisição de direitos de mídia esportiva e outros direitos associados a eventos esportivos e de fornecimento de serviços relacionados de consultoria ou aconselhamento, com potenciais efeitos no Brasil”. Nenhum grupo de mídia ou evento específico é citado no ofício.

A investigação tem até três meses para ser concluída na superintendência-geral do órgão, que pode pedir mais dois meses para trabalhos complementares.

Até a última atualização deste texto, nenhum dos citados havia se manifestado.