No Brasil existe um conjunto de entidades denominadas “Sistema S”, as quais têm a missão de oferecer à sociedade serviços, como o treinamento profissional, assistência social, consultoria e pesquisa para os segmentos representantes, seja no comércio, na indústria, nos transportes e outros. No Rio Grande do Norte, uma das organizações mais antigas e com maior inserção social é o Serviço Social do Comércio (Sesc), instituição do Sistema Fecomércio RN.
Com mais de 75 anos de existência, o Sesc tem em sua raiz o atendimento aos comerciários e seus dependentes. Porém, a modernização social teve que ser acompanhada, passando por verdadeiras adaptações de sustentabilidade. Atualmente, o serviço atende a quatro categorias de sócios: Trabalhador do Comércio, Empreendedor, Conveniado e Público Geral.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz, destaca que, levando-se em consideração a atuação dos cinco programas da instituição – Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência –, 835 mil pessoas no RN foram beneficiadas diretamente com algum serviço, produto ou ação. “Em valores monetários, isso representa um investimento anual de R$ 6 milhões, nos benefícios gratuitos à população. Esta é uma rede de atendimento ímpar para a nossa sociedade”, afirmou.
As mudanças revelam números ainda mais expressivos. A entidade atingiu 33.514 habilitações em 2021, mantendo uma das maiores redes de ensino, assistência social e de saúde do Estado. As escolas da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) matricularam 2.046 alunos, em Natal, Macaíba, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Mossoró e Caicó. Do total, 859 jovens estudam gratuitamente.
A assistência se estende também na área de saúde. Entre janeiro e dezembro do ano passado, o projeto Saúde Mulher do Sesc ofereceu sem custos 6.988 exames preventivos e mamografias para mulheres do RN, Estado onde o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima estar acima da média nacional (61,61) nas taxas brutas de incidência por neoplasia maligna da mama, por 100 mil mulheres, em 66,85. O trabalho preventivo do Sesc ajuda melhorar este quadro e ampliar a expectativa de vida dessas mulheres, pois o projeto segue diretrizes de rastreio do Ministério da Saúde, que ajuda no encaminhamento dos tratamentos.
Entendendo o atual cenário nacional e pensando na responsabilidade das ações da instituição, a direção regional do Sesc adotou uma nova medida, permitindo aos trabalhadores do comércio, seus dependentes e os empreendedores, acesso gratuito as suas credenciais de sócio. Habilitado, ele tem direito a serviços subsidiados. A nutrição se enquadra em um desses diferenciais, chegando a 756.607 refeições ou lanches servidos em 2021 nas unidades do Sesc.
Para a diretora regional, Sâmela Gomes, apesar de abrir mão da receita das habilitações das credenciais, a novidade permitirá a manutenção dos atuais associados e ampliar o número em 2022. “Somos uma organização com sete décadas de serviços prestados e temos que nos adaptar aos novos tempos, pois a experiência nos favorece com a possibilidade de mudar e continuar sendo um agente social transformador”, comenta.
Além disso, a credencial Sesc ampliou a validade de sua vigência para dois anos, a partir da data da emissão. Com ela é possível se alimentar na rede de restaurantes do Sesc ou se matricular nas 15 modalidades oferecidas, e o interessado poderá fazê-lo nas Centrais de Relacionamento Sesc ou no Espaço Digital acessando sescrn.com.br. O prazo de validade de dois anos também se aplica ao trabalhador do comércio desempregado, a contar da data da sua demissão.
Os benefícios da credencial se estendem a uma rede de empresas parceiras, com descontos especiais em segmentos, como: construção, turismo, confecção, óticas, entre outros. A relação delas está disponível no site sescrn.com.br. Na categoria de Empreendedor do Comércio terão direito como dependentes: cônjuge ou companheiro (a), os pais e filhos até 18 anos.