YouTube volta atrás e restabelece canal do TCU

O YouTube informou nesta quarta-feira (2.fev.2022) que restabeleceu o canal do TCU (Tribunal de Contas da União). A plataforma afirmou que “com suporte da empresa, o canal do TCU deixou de utilizar o conteúdo sem autorização, sendo então liberado para a realização de novas transmissões ao vivo”.

Mais cedo na quarta, para não ficar refém do YouTube, o tribunal informou que decidiu adotar a plataforma Microsoft Teams para as transmissões de suas sessões. Segundo o ministro Bruno Dantas, a partir de agora, as sessões serão transmitidas nos 2 softwares.

O canal no YouTube do TCU foi penalizado por 7 dias por, segundo o plataforma de vídeos, exibir conteúdos de terceiros. A prática viola as diretrizes da comunidade. Na terça-feira (1º.fev), Dantas afirmou que a Corte precisou suspender as sessões do dia em razão da suspensão. Ele argumentou que “uma sessão sem transmissão em tempo real, equivale a uma sessão secreta”.

Segundo o YouTube, as violações foram detectadas e as punições aplicadas pelos seus sistemas automatizados. “Com um aviso vigente, o canal permaneceu no ar, porém ficou impedido de utilizar alguns recursos do YouTube, entre eles fazer transmissões ao vivo. Com suporte do YouTube, o canal do TCU deixou de utilizar o conteúdo sem autorização, sendo então liberado para a realização de novas transmissões ao vivo”.