Natal: Secretaria de Saúde recomenda que pessoas com Covid devem ficar em isolamento por 10 dias

A Secretaria Municipal de Saúde de (SMS) Natal informa à população sobre as recomendações para o isolamento de quadros leves ou moderados de Covid-19 para pessoas infectadas. A orientação principal é de que o indivíduo deve manter isolamento domiciliar respiratório por 10 dias, a contar da data do início dos sintomas, podendo reduzir o período do isolamento em algumas situações.

O indivíduo com Covid-19 sem sintomas, pode reduzir o período de isolamento domiciliar quando, ao término do quinto dia, o teste for negativo para Covid-19. Mas é importante manter as medidas adicionais até o 10º dia, como usar máscara em casa ou em público, evitar viajar, evitar locais com aglomeração e contato com imunocomprometidos ou grupos de risco.

O indivíduo com Covid-19 sem sintomas, ao término do 7° dia da doença, pode sair do isolamento, não sendo necessário realizar nova testagem, mas deverá manter as medidas adicionais de prevenção até o 10º dia.

As pessoas que tiveram contato próximo desprotegido de indivíduo com suspeita ou confirmação de Covid-19 devem realizar quarentena por 10 dias. Este prazo pode reduzir para sete dias caso a pessoa seja testada a partir do 5º dia do último contato e tiver resultado negativo e não apresentar sintomas no período.