Defensoria recomenda tratamento sem distinção por vestimentas ou classe social em shopping de Natal

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte emitiu uma recomendação ao shopping Midway Mall, na zona Sul de Natal, para que as pessoas que transitem no recinto sejam tratadas com “urbanidade”, independentemente de suas vestimentas ou classe social. A recomendação foi publicada levando em consideração um caso que ocorreu em 15 de dezembro do ano passado, quando um jovem de 17 anos teria sido retirado pelos seguranças do shopping de modo coativo, segundo o órgão.

A recomendação também pede que o diálogo ou outras medidas socioeducativas sejam priorizadas para evitar qualquer tipo de transtorno e que o shopping conte com uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos e assistentes sociais, para lidar com demandas conflituosas.

A recomendação foi assinada pela defensora pública Taiana Josviak D’avila, que coordena substitutivamente o Núcleo Especializado de Defesa dos Grupos Sociais Vulneráveis e da População em Situação de Rua (Nudev). No documento, ela reforça que seja evitada a utilização de meios coativos ou constrangedores para a condução ou retirada de pessoas que estejam se comportando de forma a infringir as normas de conduta do estabelecimento, principalmente no caso de crianças e adolescentes.