Governadora aponta RN equilibrado e com capacidade de investimento recuperada

A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra (PT), participou de forma remota, na manhã desta quarta-feira (2), de Sessão na Assembleia Legislativa do RN (ALRN), onde fez a tradicional leitura da mensagem anual, prestando contas à população potiguar das ações do Governo do Estado durante o ano de 2021.

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que após o rito inicial, passou a palavra à chefe do executivo estadual. Fátima Bezerra iniciou a sua mensagem falando sobre um dos temas mais evidentes durante a sua administração: o compromisso com a folha salarial dos servidores sendo mantida em dia e a quitação de folhas atrasadas deixadas pela administração anterior.

O balanço que vamos apresentar é muito positivo e revelador de que o Rio Grande do Norte já é hoje um Estado diferente. Prova disso é que herdamos o governo em situação falimentar e estamos finalizando o pagamento de R$1 bilhão de dívidas com os servidores“, disse a Governadora ao iniciar o balanço de suas ações durante os três primeiros ano de gestão no RN.

O Governo do Estado começou, neste mês de janeiro, a pagar a última das quatro folhas atrasadas do funcionalismo público, e que segundo a governadora, deve estar completamente paga até o próximo mês de maio. Enfatizando que o compromisso com os pagamentos não é tudo que o Governo tem feito pelos funcionários, Fátima Bezerra apontou outros investimentos, como a realização de concursos públicos, reestruturações de carreiras e reajustes salariais, que em alguns casos estavam congelados há mais de dez anos.

Ainda no assunto pagamento de folhas, Fátima aproveitou para falar sobre as insinuações de que a sua gestão tem se dedicado apenas ao pagamento de salários, e respondeu lembrando alguns investimentos do seu governo, além de fazer críticas ao que dizem que o Governo só paga salários.

Sobre os que tentam dizer que nosso governo “só” paga salários, muitas vezes porque tiveram parte no governo que, aí sim, nem os salários pagava, lembro dos investimentos que já realizamos em estradas, recuperando mais de 2.700 km, o equivalente a 90% da malha viária estadual, e do plano de obras anunciado no fim do ano passado com orçamento de R$ 500 milhões que, entre outras coisas, vai restaurar trechos considerados críticos em 29 rodovias localizadas em todo o RN“, diz Fátima Bezerra.

Após isso, a governadora falou de outro assunto de grande destaque para o povo potiguar: o combate à pandemia da Covid-19 que ainda perdura, fazendo ainda críticas ao Governo Federal, que segundo ela “nunca cansou de militar em favor do
vírus“.

Com a nova onda de casos, foi necessário abrir novos leitos. Em parceria com os municípios, abrimos mais de 100 leitos em apenas três dias, passando de 313 no dia 25 de janeiro para 418 na última sexta-feira. “Desde o reinício do trabalho de expansão, já foram abertos 169 leitos, em dez unidades de saúde de cinco regiões do Estado, e o plano de ampliação prevê outros 83. A demanda por leitos se dá, principalmente, por parte de pacientes que não se vacinaram ou que estão com seu ciclo vacinal incompleto“, disse a governadora, que completou com uma declaração impactante de esperança: “se 2021 foi o ano da vacina, queremos que 2022 seja o ano da completa imunização do povo potiguar“.

Fátima falou ainda sobre as medidas que precisou tomar durante o combate ao vírus. Ela destaca a luta em parceria com órgãos como os poderes legislativo e judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as prefeituras, as entidades representativas dos empresários e a população. “Muitas vezes tomamos medidas duras e impopulares, não por prazer, é claro, mas por senso de responsabilidade“, disse a gestora.

Durante toda a leitura da mensagem, a governadora destacou trabalhos em diversos setores, além dos já citados combate a pandemia e compromisso com o funcionalismo público. Desde a educação até a segurança, Fátima mostrou investimentos feitos graças aos esforços de sua equipe, e ao final da mensagem, creditou o novo momento do RN, de equilíbrio financeiro e com nova capacidade de investimentos, à parceria que o Governo do Estado tem com o parlamento potiguar.

Aqui quero mais uma vez reconhecer o papel das senhoras deputadas e dos senhores deputados: se o Rio Grande do Norte mudou, equilibrou suas contas, recuperou sua capacidade de investimento, atraiu empresas, gerou empregos e avançou em diversas políticas setoriais, essas conquistas não seriam possíveis sem a participação da Assembleia Legislativa“, disse Fátima Bezerra.