Declaração de recém-nascido passa a ser oferecida gratuitamente em Ceará-Mirim

A certidão de nascimento é um documento indispensável para o reconhecimento do bebê como cidadão. A partir de agora, quem nascer no município de Ceará-Mirim tem a opção de sair do Hospital Dr. Percílio Alves com já com o registro em mãos. O documento garante à criança o direito a uma identidade. Com o registro civil de nascimento, é possível matricular a criança na escola, aderir a programas sociais, trabalhar com a carteira assinada, se casar e votar.

O registro é oferecido gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o 2° Ofício de Notas, no Hospital Municipal Dr Percílio Alves, que facilita o registro do recém-nascido poucas horas após o seu nascimento e evita o sub-registro.

Na ocasião, participam deste processo a tabeliã, Liane de Albuquerque, e o escrevente, Emanuel Cleber, ambos do 2° Ofício de Notas, que orientam o seguinte: em todas as situações, os pais devem levar os documentos pessoais com foto, como RG ou carteira profissional, e a certidão de casamento, nos casos quando os pais forem casados. Em caso de pais solteiros, quem acompanha o ato do registro é o pai.