Ministério da Saúde solicita 10 milhões de doses da CoronaVac ao Butantan

O Ministério da Saúde propôs ao Instituto Butantan a compra de 10 milhões de doses da vacina infantil da CoronaVac. Inicialmente, logo após a Anvisa autorizar o uso deste imunizante no público entre 6 e 17 anos, a negociação era de um lote de até sete milhões de doses. Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, o laboratório paulista garantiu ter o volume disponível para entrega nos próximos dias e deve responder ao pedido do governo federal ainda nesta terça-feira (1º).

O ministério incluiu a CoronaVac na campanha de vacinação contra a Covid-19 de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no dia 21 de janeiro. O governo federal estimava que havia cerca de 9 milhões de doses disponíveis desta vacina prontas para a aplicação. Das 3 milhões guardadas pela pasta, 733.720 foram enviadas aos estados que estavam sem vacinas ou com baixo estoque para o começo da campanha, inciada em 14 de janeiro.

O imunizante deve ser usado em crianças que não sejam imunocomprometidas e tenham mais de 6 anos, segundo as determinaações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ministério firmou contratos em 2021 com o Butantan para compra de 100 milhões de doses da Coronavac por cerca de US$ 10 cada vacina. O instituto, agora, oferece o imunizante por cerca de US$ 7, segundo autoridades que acompanham as negociações.