Maior UTI covid do RN tem 95% de internados sem imunização completa

O Hospital Giselda Trigueiro (HGT), unidade com maior quantidade de leitos de UTI covid do RN, está próximo da lotação total. Dos 22 leitos críticos a disposição, 19 pacientes estão internados – sendo 18 pacientes sem o esquema vacinal completo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que revela um indicativo que representa 95% do total de pacientes internados na unidade até o fechamento dessa reportagem.

Entre os internados, 50% não tem em seus registros que tenham tomado sequer uma dose. “Esses dados só reforçam a necessidade da vacinação. A rede de saúde está sofrendo uma pressão neste momento, muito em parte por conta de quem não se vacinou ou não atentou para completar sua vacinação. Por isso, reforçamos o apelo aqui para toda sociedade a respeito da proteção, da procura pela vacina, que é segura e claramente eficaz”, afirmou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Ampliando o levantamento para outras unidades de referência, que estão entre as maiores da rede Covid da Sesap, não se altera o quadro de ampla maioria de não vacinados entre os internados. Uma média incluindo, além do HGT, os hospitais Geral João Machado (HGJM), Rafael Fernandes, em Mossoró, e Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau do Ferros, aponta para 75,5% dos internados com esquema vacinal incompleto.