Ministério da Saúde tem estoque de mais de 30 milhões de doses da vacina Janssen

O Ministério da Saúde conta com 31,7 milhões de doses da vacina Janssen contra a Covid-19 estocadas e sem uso no Centro de Distribuição da pasta em Guarulhos, São Paulo.

De acordo com o documento Projeções de Entregas das Vacinas Covid, publicado no site do órgão federal, o Brasil recebeu, em 2021, 41 milhões de doses do imunizante. Dessas, 38 milhões foram adquiridas pela pasta junto à farmacêutica. Outros 3 milhões foram doadas pelo governo dos Estados Unidos.

Em informe técnico divulgado pelo ministério na tarde de quarta-feira (26), a pasta informa que, desde o início da campanha de imunização contra a Covid, distribuiu 9,2 milhões de doses do imunizante aos estados e municípios.

A maior parte dessas vacinas chegou ao Brasil apenas no último trimestre de 2021, quando grande parte da população há havia recebido a primeira ou segunda dose de outros imunizantes. Por isso, as unidades que chegaram ao país nesse período passaram a ser enviadas aos estados e municípios sob demanda.

“Dessa forma, o Ministério da Saúde recomenda o reforço (segunda dose) às pessoas que tomaram o imunizante Janssen, a ser feito de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante Janssen, no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até seis meses, cuja estratégia pontual dependerá do cenário epidemiológico local e adjacências e condições específicas da população que recebeu o imunizante da Janssen previamente”, diz nota técnica divulgada pelo ministério.