Causa justa: livro de autor potiguar entra na lista de mais vendidos

Lançado em junho do ano passado, o livro “Enxergando além do Atlântico: uma jornada ao Reino Unido” (Ed. Jovens Escribas), do jornalista e escritor Fernando Campos, voltou a chamar atenção nesta semana: a obra entrou na lista dos mais vendidos no site Amazon, em três categorias.  Para o autor, cujo livro relata uma experiência de aventura no exterior vivida por ele mesmo, um deficiente visual, o feito é uma surpresa muito bem vinda, não apenas por projetar a literatura potiguar, mas também por chamar a atenção para uma causa  que ele vive e aborda há anos

“Eu fiquei sem palavras quando soube. Isso é motivo de euforia pra qualquer escritor, claro”, conta. Fernando havia participado, no último domingo (23), do quadro The Wall, no Domingão com Huck, programa mais visto da TV Globo nesse dia da semana. No dia seguinte, ele foi informado sobre a procura que o colocou no topo dos mais vendidos da poderosa Amazon. “Enxergando além do Atlântico” emplacou os primeiros lugares nas categorias “viagens e casos verdadeiros”, “biografias aventureiros” e “biografias de comunidade”.
Fernando sabe que a participação no programa de Luciano Huck é a responsável pelo novo interesse do público por seu livro, mas não vê problema nisso – pelo contrário. “A carga de informação positiva é muito grande. É o sentido real da representatividade. Um livro escrito por um cara cego, nordestino e gay estar entre os mais vendidos, significa muito. Serve para derrubar preconceitos, combater estereótipos, e enfraquecer o capacitismo, que é uma luta constante para quem tem algum tipo de deficiência”, afirma.
O livro contou com um bom feedback na época do seu lançamento, mas nada comparado com o que está acontecendo agora. “Eu sei que agora estou chegando a muita gente que não é potiguar, que não me conhece, mas que de alguma forma se identifica com a minha história, e tem interesse por aquilo que eu relato no livro”, diz. Ele explica que “Enxergando” é um livro sobre perrengues de viagem que podem acontecer a qualquer um, mas que também ganham uma dificuldade a mais pelo fato de referir a uma pessoa cega.
O livro, que tem prefácio assinado por Carlinhos Brown, é uma grande aventura pessoal sobre a ousadia de sair da rotina e da zona de conforto. Uma narrativa de incentivo para quem deseja fazer intercâmbio ou encorajar pessoas a não se limitarem, com esclarecimentos dos processos e como colocar em prática um sonho.