Semurb notifica hotéis de Ponta Negra por lançamento de água residual de piscinas na praia

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) notificaram dois hotéis na orla da praia de Ponta Negra, em Natal, por lançamento irregular de água residual de piscinas para a rede de drenagem na tarde da última terça-feira (23).

Segundo o órgão, os efluentes também atingiram a escadaria da Avenida Erivan França, onde chegavam diretamente para a praia. Os estabelecimentos notificados estão localizados na Rua Francisco Gurgel e Rua da Praia. A Semurb realizou a vistoria após solicitação do Ministério Público.

“Como os estabelecimentos estão dentro dos prazos dados para conclusão dos reparos, ainda não foram autuados, mas notificados novamente a adequar o descarte da água”, explica o supervisor de fiscalização de poluição de água e do solo, Gustavo Szilagyi.

A secretaria conta que, em setembro, já havia notificado todos os hotéis, pousadas e restaurantes da orla de Natal para as adequações no sistema de esgotamento sanitário e do licenciamento ambiental. Em reunião com representantes da categoria, foi apresentada a necessidade de adequações para evitar problemas na rede de drenagem da Erivan França, uma vez que o lançamento dessas águas é recorrente.

“As notificações em setembro ocorreram para que eles (hotéis) se preparassem para o período da alta estação e evitássemos o problema, que prejudica a imagem da cidade e pode afastar turistas. O objetivo é que não tenhamos águas servidas de nenhuma natureza sendo lançadas em via pública e na praia, e assim garantir a qualidade do meio ambiente e o bem-estar dos visitantes”, concluiu Szilagyi.