Escola do Legislativo realiza palestra sobre saúde mental para servidores da Câmara Municipal de Natal (RN)

Para explorar os desafios de garantir a saúde mental no ambiente laboral, a Escola do Legislativo Wilma de Faria (ELWF), da Câmara Municipal de Natal (RN), promoveu nesta quarta-feira (24), uma palestra para servidores da Casa, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Natal (Faciten) e a administradora de planos médicos e odontológicos Alter Benefícios.

O diretor da escola legislativa, Rafael Jácome, destacou que as situações adversas enfrentadas durante a pandemia da covid-19 geram preocupação em relação à saúde mental das pessoas. “Resolvemos trazer esse conteúdo para prevenir essa questão psicológica. É uma forma de, além de trazer uma perspectiva nova para o servidor, apontar formas de melhorar o relacionamento e o conhecimento de si próprio para evitar as frustrações e enfrentar suas angústias”, disse ele.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e especialista em saúde mental Patrícia Souza. Ela reforçou que os profissionais da área têm observado que as pessoas estão desenvolvendo ou agravando problemas de saúde mental e que as relações de trabalho podem piorar o quadro. “Tudo o que está na mente também é levado para o trabalho. Estar bem, sentir-se bem com a própria emoção e com a dos outros é muito importante. Por isso, é importante saber delegar funções para que o funcionário não acumule trabalho e busque garantir a saúde mental, de forma que a mente não venha a adoecer, além de evitar a relação do ‘bateu levou’, que muitas vezes é uma reação do organismo às situações que causaram alguma angústia e fizeram mal. Essas são algumas formas de prevenir o problema”, sugeriu a psicóloga.