Ataque a tiros deixa 1 morto e 4 feridos na Cidade Velha de Jerusalém

Um israelense morreu e quatro ficaram feridos em um ataque a tiros perto da entrada da Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, neste domingo (21). A vítima é um homem de 30 anos e, entre os feridos, estão dois policiais. O agressor, um palestino de 42 anos que morava em Jerusalém Oriental, foi morto pela polícia.

A Esplanada das Mesquitas é um santuário conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como Nobre Santuário. Em sua parede externa fica o Muro das Lamentações.

A Esplanada das Mesquitas ocupa 14 hectares na parte elevada da Cidade Velha de Jerusalém, na parte oriental da cidade, no setor palestino que foi ocupado e anexado por Israel.

Israel capturou Jerusalém Oriental, incluindo a Cidade Velha e seus locais sagrados cristãos, muçulmanos e judeus, junto com a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, na guerra de 1967.

A maioria da comunidade internacional não reconhece a anexação de Jerusalém Oriental, que é reivindicada pelos árabes como a futura capital da Palestina.

Nobre Santuário

O local é chamado pelos muçulmanos de Al-Haram al-Sharif (Nobre Santuário) e abriga o Domo da Rocha e a mesquita Al-Aqsa (A Distante).

Segundo a tradição muçulmana, Maomé visitou a mesquita Al-Aqsa e o Domo da Rocha se eleva acima do lugar onde o profeta teria ascendido ao céu.

A esplanada é o terceiro local mais sagrado do Islã, depois da Grande Mesquita de Meca e da Mesquita do Profeta de Medina, na Arábia Saudita.

Monte do Templo

Chamada pelos judeus de Har HaBayit (Monte do Templo), a Esplanada das Mesquitas é o local mais sagrado do judaísmo. A maioria dos fieis não entra no local porque o rabinato proíbe o acesso, com medo de que pisem e profanem o lugar sagrado.

A esplanada começou a ser construída no século VII, após a tomada de Jerusalém pelo califa Omar, e foi erguida sobre o local onde havia o templo judaico destruído pelos romanos no ano 70. O único vestígio do templo é o Muro das Lamentações, no muro externo da esplanada.